segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Branco no réveillon: tradição ou superstição?

Sou católico. Posso usar branco no réveillon? Claro!....   Sou obrigado a usar? Não mesmo!

Tenho visto muita gente se prender a superstições e esquecer até de se perguntar, quero mesmo fazer isso?

Comer lentilha, pular sete ondas, comer uvas, usar branco, usar roupa íntima amarela para dinheiro, vermelha para paixão etc., sair da missa e levar oferenda a iemanjá....

Ninguém percebe o tamanho da tolice? Se um alien (sei lá se existem) chegasse aqui na hora do réveillon, iria embora correndo... Vai que loucura pega.

Então quer dizer que você pulou onda, comeu lentilha, uva, romã, usou branco com cueca/calcinha amarela a vida inteira e continua pobre.... E continua fazendo isso por quê?

E o que é pior... Se incomoda com quem não quer fazer isso.

Já usei preto no réveillon, e já usei branco, já usei muitas cores, mas nunca acreditei que aquilo mudaria algo em minha vida, simplesmente porque a cor da roupa ou o que eu como absolutamente não têm nenhum poder. Não percebem como não faz sentido?

Acredita quem quer, mas é dar muito poder a coisas, comidas e cores.

Eu, no réveillon, peço a Deus para me ajudar a ser melhor, agradeço o que tive de bom e tento refletir sobre os erros que cometi. Agora, crer num tipo de determinismo do universo favorável a quem pula sete ondas, isso é insulto demais à minha inteligência.

Podem me ver comendo lentilhas, não pela prosperidade, mas porque gosto. Podem me ver na praia, mas se me verem pulando onda, vão acudir, porque estarei tão bêbado que é perigoso eu me afogar.

Sou cristão, e se sou cristão, não posso acreditar em iemanjá. Percebem? Ser cristão é uma coisa, ser ubandista é outra. Ambos merecem respeito, mas acreditam em coisas diametralmente opostas. Você até pode acreditar em Cristo e iemanjá, mas não pode dizer que é Cristão e Ubandista. Ou é uma coisa ou outra. Acreditar não é ser.

Quer uma dica? Use no réveillon uma roupa limpa, de qualquer cor, e tome banho. Você provavelmente dará e receberá abraços, e ninguém merece abraçar gente fedida. Coma o que quiser, principalmente o que gostar. Beba o suficiente para não ser inconveniente e não estragar a festa dos outros e, se quiser prosperidade e riqueza, trabalhe ou jogue na mega sena da virada, que comer lentilha e pular onda vai continuar a não adiantar.

Aí podem perguntar: mas você não acredita em nada? Acredito... Acredito em Deus, e na infinidade da ingenuidade humana (pra não dizer burrice, ops.... Falei!).