domingo, 8 de novembro de 2009

Zoológico da Usipa recebe novas moradoras

O Zoológico da Usipa agora conta com quatro novos animais em seu plantel. Do IBAMA, o Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) recebeu um animal ameaçado de extinção, a onça parda fêmea. Junto à felina, também vieram três araras vermelhas.

capa

A onça parda é um dos animais considerados vulneráveis na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção organizada pelo IBAMA. De acordo com o Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas em Extinção da Fauna de Minas Gerais, a situação da onça parda no Estado pode ser considerada criticamente em perigo.

A nova habitante do zoológico da Usipa nasceu em um zoológico na cidade de Montes Claros (MG) e tem dois anos de idade. O jovem animal cujo nome científico é Puma concolor é carnívoro e, atualmente, come uma média de 2 kg de carne a cada dois dias. O animal pode chegar a pesar 120 Kg e a ter 2 m de comprimento.

Os animais chegaram ao novo lar na sexta-feira, 30 de outubro. Conforme a orientação do médico veterinário do Cebus, Lélio Costa e Silva, eles estão na quarentena até que se acostumem com o ambiente. “Eles passarão por período de adaptação à nutrição, exames, vermifugação e prevenção de doenças infecciosas”, explica o médico veterinário.

Posteriormente, eles serão encaminhados aos recintos definitivos junto aos animais da mesma espécie. A onça parda já possui uma outra companheira para a jaula: a onça parda macho chamada Mahatma Gandhi. Já três as araras recém-chegadas, oriundas de uma apreensão do IBAMA, irão para o recinto onde já vivem outras três araras vermelhas.

Assessoria de Comunicação Usipa

Nenhum comentário: