sábado, 12 de julho de 2014

Acaba amanhã! E que bom que acaba...

Eu fico chato em copas do mundo. Não foi sempre assim... começou em 1994, quando a imensa ansiedade de quem nunca tinha visto seu país campeão me arrebatou num êxtase e me fez chorar como uma criança com os gritos de "Acabou! É tetra!" do Galvão. Roberto Baggio me deu a maior alegria esportiva da minha adolescência. Naquela época era gostoso torcer. Todo mundo torcia. Não existia a seleção da CBF. Era o Brasil, em todo o seu verde e lindo pendão da esperança.
Anos depois choramos... diferente de Baggio, Zidane me deu uma grande tristeza. Éramos vencíveis e fomos vencidos. Aí comecei a ficar chato... intolerante.  Disseram que meu país, aquele pelo qual chorei anos antes de felicidade, teria vendido a copa. Brasileiro não aceita perder sem uma teoria da conspiração, tem que ser roubado, garfado, vendido. Nos acostumamos tanto a políticos corruptos e a cidadãos que querem levar vantagens no jeitinho que não admitimos que não venceremos sempre. Isso, por si só, é chato. Agora, os conspiracionistas conseguem ser mais chatos ainda.
Ganhamos em 2002, e pela primeira vez, vi uma nova chatice do futebol, os pseudointelectuais supostamente politizados que torciam contra o Brasil por causa do caos político e econômico da Argentina, e que diminuíam a vitória brasileira dizendo que a copa fora medíocre. Percebi que eu tinha me tornado um chato também... o do tipo intolerante que quer dar um murro em todo tipo de gente estranha que aparece em copas do mundo. Eu nunca vi um argentino torcendo pro Brasil e acho o inverso um absurdo.
Vieram 2006 e 2010 e as derrotas e os chatos que bradavam que aquela seleção não era o Brasil, que era a CBF etc me irritaram cada vez mais. Gente torcendo pelas seleções européias por causa da economia e da qualidade de vida daqueles países, gente que dizia que torcer contra era sua forma de protestar... na minha opinião era sua forma de irritar. Por que os jovens de hoje gostam tanto de irritar?
Gente dizendo que torce por seu time, não pelo Brasil... eu esperava a copa do mundo justamente para poder esquecer a rivalidade e poder comemorar junto com cruzeirense, atleticano, corintiano e flamenguista, não consigo entender...
Mas amanhã termina a copa em que mais me estressei na vida... "to torcendo pra Argentina", "a copa ta comprada", "a copa ta vendida", "Neymar é cai cai", "essa seleção não me representa", "se o Brasil ganhar o PT se reelege", "tudo é manipulado"... todas essas e mais algumas foram frases repetidas por pessoas que pareciam querer disseminar seu mau humor pelo mundo... e conseguiram, me contaminaram.
Termina a copa e eu com a sensação de que podia ter aproveitado mais, me divertido mais, sorrido mais. Torci, sofri, mas não me diverti o quanto podia. O hino que tocou e foi cantado à capela foi o brasileiro.  A bandeira era a brasileira. A pátria amada era o Brasil. Mas, infelizmente, muitos brasileiros me fizeram um chato intolerante que não curtiu essa copa como deveria.

Nenhum comentário: