sábado, 13 de fevereiro de 2016

A forma petista de enfrentar a crise que eles mesmos criaram vai matar o Brasil

A manutenção da taxa Selic alta está matando a economia brasileira. E tudo isso para tentar manter a inflação sob controle de forma artificial, para evitar um fracasso eleitoral.
A taxa Selic é a taxa utilizada para empréstimos entre bancos, normais em operações overnight, que garantem o balanço líquido dos bancos igual ou superior a zero. Quanto mais caro para os bancos pegar dinheiro emprestado entre si, mais caro fica o crédito para o correntista, pois os bancos repassam esse custo para garantir seus lucros.
Com o crédito caro, ou seja com os juros altos, aumenta o endividamento, o que faz diminuir o consumo, diminuindo a procura por bens e serviços. Com a queda da demanda, a tendência é que os preços caiam, seguindo a lei da oferta e da procura.
Só que controlar os preços dessa forma sangra a indústria e o comércio, pois ambos sobrevivem do consumo.
Tudo piora com a receita do partido do governo para enfrentar a crise: aumento de impostos. O empresariado paga a conta e repassa para o consumidor, que consome ainda menos, aumentando a bola de neve.
O partido do governo não enxerga (ou pior, enxerga e não toma providência deliberadamente, porque prefere sacrificar toda a economia para segurar a inflação e não perder as eleições) é que se fizesse o contrário, ou seja, baixasse os juros e os impostos, a indústria e o comércio se reaqueceriam, haveria alta no consumo, uma inflação momentânea pelo aumento da procura, que logo se estabilizaria, pela reação dos empresários, que contratariam mais gente e aumentariam a produção e a oferta, baixando novamente os preços. Assim, com empresas fortes, cai o desemprego, diminui-se a crise.
Em 2014, pedíamos para não elegerem a Dilma porque o Brasil não suportaria mais 4 anos dessa sangria econômica.
A prova de que tudo o que se fazia era para segurar as coisas até a eleição e enganar os desavisados veio a galope, com a inflação, as pedaladas, a alta dos combustíveis e energia elétrica.
Dessa vez eu digo: a economia brasileira não aguenta até outubro.
Ou o desgoverno petista para de se preocupar com aumento de arrecadação e favorece a indústria e o comércio brasileiros, e para de sangrá-los para manter inflação baixa artificialmente e assegurar assistencialismo caça-voto ou não sobrará Brasil para juntarmos os cacos depois.

Nenhum comentário: