terça-feira, 13 de abril de 2010

Castello Branco sai e Brumer assume presidência da Usiminas

Wilson Brumer e Marco Antônio Castello Branco/foto: Roberto Rocha

O executivo Marco Antonio Castello Branco, em entrevista à imprensa na tarde desta segunda-feira (12), confirmou a sua saída da presidência da Usiminas. Em seu lugar assume Wilson Nélio Brumer, que foi presidente do Conselho de Acionistas da empresa.

Wilson Nélio Brumer foi presidente da ArcelorMittal Inox, em Timóteo,  quando a empresa se chamava Acesita. A posse do novo presidente acontece no dia 30 de abril.

A presidência do Conselho ficará a cargo de Israel Vainboim,com passagens por várias empresas de porte. Dentre elas o Banco Itaú Unibanco, Embraer e Souza Cruz.

Castello Branco, ao falar da decisão dos acionistas de trocar o comando da empresa, citou as divergências geradas em sua gestão para a reestruturação da companhia e mudança da marca. Um período de corte nos custos e de muitas demissões de empregados, sendo muitos deles recontratados recentemente.

Castello Branco falou do desgaste devido a sua maneira de gerir o negócio, "Todas as mudanças têm um custo político. Não abri mão de fazer as alterações necessárias e assumi os riscos políticos disso.", afirmou.

De forma sutil o novo presidente, Wilson Nélio Brumer disse que fará uma gestão menos truculenta e mais conciliadora." Sou mais mineiro do que o Marco", afirmou, se dizendo mais adepto ao diálogo e que vai  buscar mais"paz e serenidade" para lidar com algumas medidas tais como o programa de demissão voluntária,  já implantadas e em andamento.

“A linha estratégica da companhia continua. O que muda é o estilo de gestão”, ressalta Brumer. Segundo a Assessoria de Comunicacão da empresa, a mudança na presidência da Usiminas não altera o plano de investimentos já anunciado para 2010 de R$3,2 bilhões. Além da conclusão da coqueria 3, em Ipatinga, estão previstos outros projetos de melhorias operacionais nas plantas de Ipatinga e Cubatão.

A entrevista, com a presença dos dois executivos, na sede da Usiminas em Belo Horizonte, foi transmitida por videoconferência para São Paulo e Ipatinga. Foi por esse expediente que ocorreu o anúncio da saída de Marco Antonio Castello Branco e a indicação de Brumer,como novo presidente.

Com a saída de Brumer, do Conselho, a presidência do órgão será ocupada por Israel Vainboim, que já participava dos Conselhos de Administração de diversas empresas, como Itaú Unibanco, Souza Cruz e Embraer.

Sobre Wilson Brumer

Wilson Brumer foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais entre 2003 e 2007, período em que também presidiu os Conselhos de Administração da Cemig, da Codemig e do Indi e que foi Vice- Presidente do Conselho do BDMG. Foi ainda presidente do Conselho da Light de 2006 a 2008. Entre 1998 e 2002 foi presidente do Conselho de Administração da BHP Billiton no Brasil e de 1997 a 1999 exerceu a presidência do Instituto Brasileiro de Siderurgia. Entre 1996 e 1999 foi presidente da Companhia Siderúrgica de Tubarão, de 1992 a 1998 foi presidente da Acesita e de 1990 a 1992, presidente da Vale, empresa na qual trabalhou durante 17 anos.

Da redação do Plox

Vi no Plox

Nenhum comentário: