segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pobre vernáculo...

Impressionante como as pessoas escrevem mal. Ortografia é prática desconhecida hoje em dia.
Eu colocaria a culpa na educação do país, no governo etc. mas vejo que não... Na verdade, o brasileiro sempre escreveu mal, falou mal, expressou-se mal, só que não víamos isso.
Um professor sabia das deficiências de seus alunos, alguns pais sabiam das dos seus filhos, mas o advento das redes sociais deu publicidade às agressões sofridas pelo pobre vernáculo.
Com certeza virou concerteza, contigo virou com tigo, mas virou mais e mais virou mas. Usar corretamente porque, porquê, por que e por quê, nem pensar!
Não usam M antes de P e B, e muitos nem sabem do que estou falando. Falam, ainda, do nosso Brasil "baronil", o que me faz até revirar meu estômago varonil...
Mania de acentuar palavras sem acento e não acentuar as com acento (o que é aceitável quando pensamos ser pressa na digitação).
Uma dica que vale a pena: sentimentos não se escrevem no plural. Você pode sentir muita saudade, muito ciúme, desejar muita felicidade. Não existem saudades e ciúmes, tampouco felicidades. Outra coisa, aquela curta peça de roupa no seu armário se chama short, e não shorts, a não ser que você tenha mais de um.
O que já foi vossa mercê, vosmecê, você e se abreviou para vc, agora adquiriu as horrendas e metamórficas formas: vs, vç, v6 (?). Pergunto-me: onde isso vai parar?
A solução? Ler!
Leia qualquer coisa que não esteja no facebook, onde até as filosofias pseudo-intelectuais contêm erros crassos de ortografia. Leia um livro. Aprenda palavras novas usando um dicionário quando tiver dúvidas.
Pare de usar seu tempo livre vomitando asneiras só porque seu teclado aceita qualquer coisa. Evolua. Se você escreve mal, procure melhorar, e saiba que algumas empresas consultam redes sociais de candidatos a empregos, ou seja, isso pode abrir portas. Ou fechá-las.
Ah, e caso você queria me mandar tomar naquele lugar por estar escrevendo tudo isso, por favor não acentue. Oxítonas terminadas em "i" e "u" não devem ser acentuadas, ok?

Nenhum comentário: