segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lagartos que parecem invisíveis

Vi no Buteco da Net

À primeira vista, parece apenas mais uma folha de outono, mas se você olhar de perto, perceberá que ela tem minúsculos dedos e cabeça.

As fotos a seguir, publicados no jornal Daily Mail, mostram impressionantes lagartos que vivem nas folhagens de Madagascar, Austrália e Pacífico Sul e se parecem muito com folhas e galhos de árvores.

Ao contrário dos camaleões, que mudam de cor para se comunicar e transmitir emoções, alguns lagartos alteram sua cor para torná-los difícies de serem detectados – em parte como um meio de defesa, mas também para permitir a captura de presas.

A lenta mudança na cor da pele ocorre quando as células, localizadas por baixo da pele transparente do lagarto, aumentam ou diminuem. Entretanto, esta não é uma característica de todas as 2000 espécies de lagartos encotnradas em climas quentes ao redor do mundo.
Além desta fantástica característica, os lagartos também possuem outras qualidades surpreendentes, como capacidade de se reproduzirem sem um macho e possibilidade de regenerar sua cauda.

Nenhum comentário: