domingo, 16 de junho de 2013

Experimenta protestar nas urnas, Brasil!

Se quer ler isso, leia até o fim, ou tenha a decência de não apedrejar sem saber o que está criticando.

Protestos no Brasil inteiro. Em alguns lugares por causa de aumentos nas tarifas de ônibus, em outros por causa dos gastos de dinheiro público nos estádios da copa.

Os manifestantes estão errados? Não! Não estão errados, e o brasileiro cansou de sofrer calado, de sofrer com o preço do pão  da carne, do tomate, da gasolina, do ônibus, dos impostos. Cansado de receber bolsa-família demais e dignidade de menos. Promessas demais e empregos de menos. Políticos demais e escolas, hospitais, creches e postos de saúde de menos. Partidos políticos demais e ideologia de menos. O povo está descobrindo que o poder emana do povo. Está tudo em suas mãos.

Isso quer dizer que os manifestantes estão certos? Também não! Não, porque estão sendo manobrados por arruaceiros, esquerdistas fanáticos e fundamentalistas que pouco se importam com o preço da passagem ou com o estádio superfaturado. Querem impor a "verdade" deles. Querem gritar, não dialogar. Querem vencer no braço, não aceitam que não representam a maioria, pois nunca conseguiram representatividade nas urnas.

A maioria que está lá não sabe o que faz, pois são massa de manobra de poucos que se escondem. Consideram-se elite intelectual, mas não se importam com a vontade da maioria. Repetem o que querem que digam, sem saber o que significa.

Porque não mudam tudo nas urnas? Porque não respeitam quem quer assistir os jogos em paz? Reclamam da truculência policial, que existe mesmo, mas não mencionam os abusos que cometem em seus protestos.

Falam que têm direito de protestar em frente ao estádio por causa do direito de ir e vir. Mas desrespeitam o mesmo direito dos outros quando bloqueiam as vias públicas.

Querem que a polícia não reaja, mas não abrem mão de quebrar vidraças, pichar veículos e paredes, depredar patrimônio público e privado. Querem respeito, mas não sabem respeitar.

Insisto: por que não protestaram nas urnas? Por que não protestaram antes de construírem os estádios? Querem aparecer? Querem bagunçar? Querem envergonhar? Qual o sentido disso? Oportunistas, hipócritas, arruaceiros!

Não protestaram antes porque não apareceriam o suficiente, mas se tivessem feito, poderiam salvar o dinheiro público mal gasto. Mas o que interessa não é o motivo, e sim o protesto. Torcem para algo sair errado para terem do que reclamar.

Façam o favor, apareçam também no dia das eleições, parem de eleger o menos pior. Votem com consciência, no melhor candidato, e não apenas no do seu partido.

Bagunçar a copa das confederações não vai surtir outro efeito senão o de que o Brasil não é um bom lugar para se visitar, pois a liberdade individual a ser respeitada aqui é só a vossa, e não a de quem não concorda convosco.

Aí, se vocês pararem de meter os pés pelas mãos, talvez seu protesto surta reais e benéficos efeitos para o povo, para a maioria, e não apenas para o seu grupo político.

Um comentário:

Suzy Siqueira disse...

Perfeito, absolutamente tudo o que penso acerca dos protestos. Com a devida vênia, façam minhas suas palavras.