sábado, 31 de janeiro de 2009

Transporte de peças gigantescas congestiona trânsito em Ipatinga

Paulo Sérgio de Oliveira

O comboio mexeu com o trânsito de Ipatinga das 9h às 14h

IPATINGA – Motoristas que circulavam pela avenida Pedro Linhares (BR-381) ontem, entre o bairro Horto e o centro de Ipatinga, tiveram um dia de muita confusão no trânsito. Tudo devido ao transporte - anunciado previamente - de três peças gigantes que saíram em três carretas do pátio da Usiminas Mecânica e que foram transportadas em comboio pela BR-381 no sentido Governador Valadares.
A movimentação das peças começou efetivamente por volta das 9h, com uma hora de atraso em relação ao previsto. Placas de trânsito tiveram que ser desmontadas, fios levantados ou retirados no trajeto das pesadas carretas.
Somente por volta das 13h30 o comboio chegou à passarela do bairro Iguaçu, cuja parte móvel teve que ser içada por um guindaste para a passagem das peças.
Alternativas
No trajeto feito na contramão entre os trevos da Estrada das Lavadeiras e da Estação Ferroviária houve a interdição total da pista. A mobilização do efetivo da Polícia Militar Rodoviária, batedores, prestadores de serviços para concessionárias de luz e telefonia não foi suficiente para evitar os transtornos.
Quem conhece bem a cidade buscou rotas alternativas por outros bairros para se locomover de um lado para outro. A mudança mexeu com o trânsito em vários pontos, como Bom Retiro, Iguaçu e Jardim Panorama, para onde, em alguns momentos, todo o tráfego da rodovia foi desviado. Os efeitos da retenção do trânsito duraram até por volta das 16h, com filas por todo lado.
Virolas
Os tubos, chamados “virolas”, tinham 7,25 metros de altura. A peça mais longa media 13,3 metros, a segunda tinha 9,4 metros e a terceira, 7,2 metros. Foram fabricadas na Usiminas Mecânica para a empresa Anglo American, que monta em Barro Alto (GO), uma planta de produção de ferroníquel.
Depois da confusão no trânsito de Ipatinga ontem, hoje o motorista que for trafegar pela BR-381 no sentido Governador Valadares vai encontrar a mesma situação: retenções em pistas, filas e tráfego lento. As peças vão para Teófilo Otoni e depois para o Norte de Minas, antes de chegarem a Goiás.

Fonte: Diário do Aço

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