sábado, 31 de janeiro de 2009

Penitenciária de Ipaba entre as cinco melhores do Brasil

Detentos da unidade penal recebem atendimento jurídico, psicológico, social e médico, além de estudarem e trabalharem

fto

Na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, os presos trabalham nas áreas da marcenaria, tornearia mecânica e várias outras oficinas

IPABA – Considerada modelo em todo o Brasil, a Penitenciária Dênio Moreira Carvalho, em Ipaba, comemora a marca de mais 88% da população carcerária trabalhando ou estudando. A meta é chegar a 100% dos presos com algum ofício até o final de 2008. Inclusive, um dos detentos, R.O.B., está cursando Farmácia na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), no Bairro Bethânia, em Ipatinga.

Não é a toa que a penitenciária foi apontada como a quarta melhor unidade prisional do país pelo relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Carcerária, deputado Domingos Dutra (PT/MA), na (24) na Câmara dos Deputados.

A melhor unidade selecionada no documento é a APAC de Belo Horizonte. Com capacidade para 348 detentos, a Penitenciaria de Ipaba mantém, atualmente, 339 presos nos regimes aberto, semi-aberto e fechado e desenvolve uma extensa frente de trabalho, com parceiros importantes da região.

Nas oficinas da penitenciária, os presos produzem peças automobilísticas até para grandes montadoras, em função da qualidade dos produtos lá fabricados. Os detentos em Ipaba também trabalham em fazendas da região, confecções e produzem artesanato em troca de salário e remissão da pena.
Em média 86,2% dos presos trabalham nas áreas da marcenaria, tornearia mecânica, padaria, lavanderia industrial, fabricação de uniformes, serralheria, criação de gado, porcos e galinhas, fábrica de tijolos ecológicos, reciclagem do lixo, entre outras. E 45,9% estão concluindo os estudos, matriculados no ensino fundamental ou médio.

Além disso, a penitenciaria presta atendimento jurídico, psicológico, social, médico, assistência religiosa e faz acompanhamento das famílias dos presos residentes em Ipaba. Há seis anos sem rebeliões, motins ou fuga, a Penitenciaria Dênio Moreira Carvalho tem vários motivos para ser considerada modelo nacional no processo de ressocialização de presos.

Duas histórias
Duas histórias de detentos se destacam como exemplos de superação e provam que é possível resgatar a cidadania dentro de uma unidade prisional. Geasi da Silva, preso por homicídio, tráfico e uso de drogas em Belo Horizonte, deixou a vida criminosa para trás. Hoje, é trabalhador e cantor gospel. Já gravou três CDs que, juntos, venderam mais de 3.000 cópias, e é solicitado com freqüência pelas igrejas evangélicas da região para fazer apresentações musicais e testemunhar sua recuperação.

Rogério José Amaral dos Santos, o Rogerão, foi preso por tráfico de drogas e era integrante da quadrilha do conhecido traficante Fernandinho Beira-Mar. Hoje, trabalha na penitenciária fabricando sofás, roupas íntimas e bordados.

A produção de peças íntimas foi uma sugestão dele. Segundo Rogerão, sua mãe foi costureira a vida toda e por isso conseguiu ver nas sobras dos tecidos utilizados na produção de tapetes a possibilidade de fazer as peças íntimas. No início, as peças eram vendidas para os funcionários e para as mulheres dos presos, que, agora, levam as peças para vender fora da penitenciária. Ele, também, ensina os outros presos a fabricar e restaurar sofás.

Rogerão afirma que hoje a vida o ensinou que o crime não compensa. “Aprendi o meu valor através da dor e do trabalho e agora sei que tenho capacidade de ganhar tanto dinheiro, quanto, quando estava no tráfico, através do meu trabalho. Ao invés de construir presídios é necessário construir homens novamente.

E isso será feito através do trabalho”, diz. Rogerão conta que montou uma confecção que fabrica bermudas, tapetes e roupas íntimas, que é administrada pela mãe. Após sair da cadeia, pretende investir no negócio e repassar aos filhos os ofícios aprendidos no período em que esteve preso.

Segundo o diretor da penitenciaria, Adão dos Anjos, que é ex-seminarista, formado em Direito, em Contabilidade e trabalhou como policial militar durante 42 anos, o sucesso da unidade é resultado do cumprimento fiel da Lei de Execuções Penais, que garante aos presos o direito ao trabalho, educação, religião e respeito, independente da gravidade do crime.

“A Dênio Carvalho se compromete com a ressocialização dos detentos e mantém o respeito e a ética acima de tudo. A ressocialização tem jeito? Tem jeito sim. E nós estamos fazendo isso aqui.”, afirma o diretor da unidade.

Conheça lista de dez melhores presídios no país elaborada pelo relator da CPI Carcerária
1 - Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), de Belo Horizonte;
2 - Unidade Prisional Regional Feminina Ana Maria do Couto May, em Mato Grosso;
3 - Papudinha, em Brasília;
4 - Penitenciária de Ipaba (MG);
5 - Centro de Detenção Provisória de São Luís;
6 - Penitenciária de Segurança Máxima do Espírito Santo;
7 - Penitenciária Feminina de São Paulo;
8 - Penitenciária Feminina do Rio;
9 - Presídio do Piauí; 
10 - Presídio de Segurança Máxima de Presidente Bernardes.

Fonte: Jornal Vale do Aço

Detentos de Ipaba constroem 25 bibliotecas para zonas rurais

Na próxima terça-feira (3), 25 bibliotecas rurais serão entregues aos municípios de Alpercata, Frei Inocêncio, Governador Valadares, Sobrália, Tumiritinga e Virgolândia.
Instalada na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca possui, inicialmente, cerca de 200 títulos. Os acervos são formados por livros didáticos, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca.
A novidade é que, pela primeira vez, os 25 móveis-bibliotecas destinados à ação foram fabricados na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba,  no Vale do Aço. Para isso foi firmada parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social e o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter/MG), apoiadores do Programa Arca das Letras no estado. A parceria prevê ainda a construção de mais 175 arcas. Ao todo, serão 200 unidades destinadas às famílias rurais mineiras.
Com mais esta ação, Minas Gerais passa a ter 403 bibliotecas em comunidades rurais de 172 municípios. São mais de 37 mil famílias atendidas por meio do acesso à leitura. Além das ‘arcas de leitura’, Escolas Familiares Agrícolas de 18 municípios mineiros também receberam acervos especiais para auxiliar o crescimento de suas bibliotecas, em apoio às atividades de pedagogia de alternância.

Fonte: Jornal Vale do Aço

Transporte de peças gigantescas congestiona trânsito em Ipatinga

Paulo Sérgio de Oliveira

O comboio mexeu com o trânsito de Ipatinga das 9h às 14h

IPATINGA – Motoristas que circulavam pela avenida Pedro Linhares (BR-381) ontem, entre o bairro Horto e o centro de Ipatinga, tiveram um dia de muita confusão no trânsito. Tudo devido ao transporte - anunciado previamente - de três peças gigantes que saíram em três carretas do pátio da Usiminas Mecânica e que foram transportadas em comboio pela BR-381 no sentido Governador Valadares.
A movimentação das peças começou efetivamente por volta das 9h, com uma hora de atraso em relação ao previsto. Placas de trânsito tiveram que ser desmontadas, fios levantados ou retirados no trajeto das pesadas carretas.
Somente por volta das 13h30 o comboio chegou à passarela do bairro Iguaçu, cuja parte móvel teve que ser içada por um guindaste para a passagem das peças.
Alternativas
No trajeto feito na contramão entre os trevos da Estrada das Lavadeiras e da Estação Ferroviária houve a interdição total da pista. A mobilização do efetivo da Polícia Militar Rodoviária, batedores, prestadores de serviços para concessionárias de luz e telefonia não foi suficiente para evitar os transtornos.
Quem conhece bem a cidade buscou rotas alternativas por outros bairros para se locomover de um lado para outro. A mudança mexeu com o trânsito em vários pontos, como Bom Retiro, Iguaçu e Jardim Panorama, para onde, em alguns momentos, todo o tráfego da rodovia foi desviado. Os efeitos da retenção do trânsito duraram até por volta das 16h, com filas por todo lado.
Virolas
Os tubos, chamados “virolas”, tinham 7,25 metros de altura. A peça mais longa media 13,3 metros, a segunda tinha 9,4 metros e a terceira, 7,2 metros. Foram fabricadas na Usiminas Mecânica para a empresa Anglo American, que monta em Barro Alto (GO), uma planta de produção de ferroníquel.
Depois da confusão no trânsito de Ipatinga ontem, hoje o motorista que for trafegar pela BR-381 no sentido Governador Valadares vai encontrar a mesma situação: retenções em pistas, filas e tráfego lento. As peças vão para Teófilo Otoni e depois para o Norte de Minas, antes de chegarem a Goiás.

Fonte: Diário do Aço

Cadeiras e troca de gramado no Ipatingão

Administração municipal deve anunciar reformas e modernização do terceiro maior estádio de Minas

Com a reforma e instalação de cadeiras, o estádio vai passar a comportar 28 mil pessoas

IPATINGA – Salas equipadas com computadores ligados à internet, aparelhos de ar condicionado, cabines de transmissão espaçosas e uma estrutura invejável podem se tornar realidade no Ipatingão.  A administração municipal deve anunciar na próxima semana as reformas pelas quais o estádio Ipatingão deverá passar ainda nesse semestre. Com isso, o local seria totalmente remodelado e contaria com mais espaço físico para utilização dos clubes, prioritariamente, Ideal e Ipatinga.
O investimento previsto, em torno de R$ 2 milhões, é para modernizar o estádio, com a instalação de cadeiras nas arquibancadas e troca do gramado. Atualmente, em segurança, o Ipatingão comporta 18 mil torcedores. Com a instalação de cadeiras, esse número passaria para 28 mil. O estádio poderá ser  adequado, atendendo ao estatuto do torcedor. Vestiários, sala de exames  antidoping, sala de arbitragem, atendimento à imprensa, toda a parte estrutural deve ser modificada. Estima-se que essas obras tenham a duração de dois meses e meio.
Valores
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), é responsável pelas despesas de manutenção e administração do estádio. Nas despesas, incluem-se contas de água, luz e telefone e pagamentos de funcionários de serviços gerais, manutenção e administrativo. Durante os períodos de competição, é também a PMI que cuida da segurança nos jogos, funcionamento da bilheteria, sonorização e outros setores que têm suas atividades ampliadas pela movimentação do local.
Avaliando pela média dos últimos anos, as despesas fixas refletem atualmente um investimento de mais de R$ 450 mil reais/ano, considerando-se uma média entre meses com menores gastos (fora de campeonatos) e maiores. Eventualmente, a Prefeitura disponibiliza mão de obra e arca com gastos de manutenção e reparos da estrutura do prédio e gramado.

Roberto Bertozi

Claudinho e Douglas Xavier (D): trabalho diário para deixar o Ipatingão em boas condições

R$ 250 mil com o quadro móvel
No período de jogos, o Orçamento Municipal disponibiliza o valor de R$ 250 mil para manutenção do quadro móvel. Todos os anos, a Prefeitura de Ipatinga abre uma licitação para as empresas que se interessam pelo serviço. O quadro móvel trabalha dentro de uma estratégia estabelecida pela gerência do estádio. “Esse dinheiro é utilizado para gastos com segurança, bilheteiros, pessoal que serve lanche para imprensa e convidados, limpeza antes e pós jogos, maqueiros, placar eletrônico, locutores, sonorização do estádio, água mineral. Quer dizer, uma série de gastos”, destaca Douglas Xavier, gerente do Ipatingão. No caso do Social, o quadro móvel fica a cargo do próprio clube.
Gramado passa por reformas
O primeiro jogo do ano no estádio Ipatingão será no dia 7 de fevereiro, às 16h, quando o Social vai receber o Atlético pelo Campeonato Mineiro. O gramado passa pelos últimos acertos e na próxima semana, sofrerá mais três cortes para deixar o piso o mais perfeito possível. “Fizemos um trabalho de recuperação durante esse período de férias e até o dia 7 estará tudo pronto. Foram gastos mais de mil quilos de adubo granulado e 50 m³ de areia. Vamos fazer a compactação do piso, poda e pintura”, explica Carlos Eduardo, o Claudinho, responsável pela manutenção do gramado.
No final do Campeonato Brasileiro, a globo.com realizou uma enquete com os jogadores dos 20 clubes participantes para eleger qual era o pior gramado do país. O Ipatingão foi citado pela maioria dos atletas. Na avaliação de Douglas Xavier, gerente do estádio, a mídia acabou escolhendo o piso do Ipatingão como um dos piores somente porque todos eles disseram que não estavam acostumados com o tipo do gramado. Mesmo assim, ele acredita que já está na hora de acontecer uma troca.
“É publico e notório que o gramado precisa ser trocado, mesmo assim temos colocado o piso em ótimas condições, diante do tempo que ele já é utilizado. São 26 anos de uso e uma sequência de jogos muito intensa. No ano passado foram 40 jogos, aproximadamente. É uma média pesada”, destaca.
Ideal quer espaço e salas no estádio
O espaço físico do Ipatingão é utilizado somente pelo Ipatinga. Academia, campo de treinamento físico e coletivos, além das salas disponíveis e equipadas com ar-condicionado e telefone, são quase uma exclusividade do Tigre. Essas regalias, entretanto, são agora questionadas. O diretor de futebol do Ideal, Almir Azevedo, esteve com com o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Paulo Julião, o Zinho, para pleitear o mesmo tratamento dado ao Ipatinga.
“O Ideal foi quem abriu o estádio Ipatingão para o profissionalismo, nos anos 90. A gente se sente no direito de, no mínimo, fazer os treinos de reconhecimento antes dos jogos. Queremos também sala para a diretoria se reunir antes das partidas. Não queremos exclusividade, ao contrário, mas os direitos devem ser iguais”, diz Azevedo.
Administração
O gerente do estádio, Douglas Xavier, explica que existe um cronograma para treinamentos das equipes.
“Temos que aguardar um ofício do Ideal com o pedido. Vamos ver se temos condições de atender às exigências deles, assim como é feito com o Ipatinga”, esclareceu.
Roberto Bertozi

Fonte: Diário do Aço

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O que passa por sua cabeça quando te convidam para beber?

Acredite, depende de qual é o seu sexo…image001

image002

image003

Crédito: Aline Carraro, que me enviou por email.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Filosofia de buteco…

"A cerveja, se bebida com moderação, torna a pessoa mais dócil, alegra o espírito e promove a saúde" (Thomas Jefferson)

"O whisky e a cerveja são os piores inimigos do homem.... mas o homem que foge dos seus inimigos é um covarde!" (Zeca Pagodinho)

"Mulheres bonitas dos comerciais fazem-nos comprar cerveja. Mulheres feias que temos em casa fazem-nos beber cerveja." (Al Bundy)

"Cerveja: a causa e a solução de todos os problemas da vida." (Homer Simpson)

"Eu bebo para fazer as outras pessoas interessantes." (Dave Barry)

"Dê-me uma mulher que ame a cerveja e eu conquistarei o mundo." (Kaiser Wilhelm)

"Eu aproveitei mais o álcool do que ele se aproveitou de mim." (Winston Churchill)

"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja." (Platão)

"A cerveja é a prova viva de que Deus nos ama e nos quer ver felizes." (Benjamin Franklin)

Copiei do O Mundo dos Machos

Explica essa agora, dona galinha…

Peguei no O Mundo dos Machos

Para os noveleiros de plantão…

Por trás de todo grande homem…

Peguei no Kibeloco

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Cadê Xoxó...sucesso absoluto do Kibeloco

SEN SA CIO NAL !!!




Aproveita e visita o Kibeloco e dê boas risadas...
Kibeloco.com.br

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Chuva causa medo e estragos

Ipatinga foi a cidade mais atingida, com a queda de muitas árvores

Wôlmer Ezequiel

A árvore que ameaçava a casa de Aparecida foi cortada na manhã de ontem por uma equipe de bombeiros

IPATINGA – A forte chuva acompanhada por rajadas de ventos que caiu sobre a região por cerca de duas horas, na noite de sexta-feira (02), causou vários estragos na região, além do transtorno da falta de energia por várias horas na maioria dos bairros do município. Nenhuma pessoa ficou ferida. No entanto, o susto e os prejuízos foram consideráveis. Em Ipatinga, a queda de árvores obrigou o desvio do trânsito em várias regiões, e trânsito e destruíram os telhados de algumas residências.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Ipatinga, Cícero Wexler dos Anjos, a chuva de anteontem não era esperada, pelo menos na intensidade apresentada. “A previsão era de chuva moderada. O que tivemos aqui foi uma pequena tromba d’água, prevista com apenas três horas de antecedência, tamanha a rapidez da formação do temporal”, explicou. Após a chuva foi possível ver no céu de Ipatinga uma seqüência de clarões por cerca de uma hora. Cícero contou que o fenômeno trata-se de uma tempestade elétrica. “Essa descarga elétrica no céu é propícia para a formação de uma chuva de granizo. Nossa sorte foi que o vento dispersou a nuvem de pedra que estava sobre a região. Mas o trisco de chuva de granizo foi muito grande”, comentou Cícero.

Fernando Carvalho

No Bela Vista, queda de árvore interrompeu uma parte da via, forçando o trânsito pela contramão

Prejuízos
A maior parte das ocorrências registradas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros de Ipatinga foi de queda de árvores. Até a tarde de ontem foram contabilizadas cerca de dez registros, mas de acordo com os bombeiros esse número deve aumentar até o final de domingo. No bairro Caravelas, foram registradas duas ocorrências desse tipo. Uma foi na rua Amazonas, n° 455, onde o vento destelhou parte de duas casas e deixou uma árvore prestes a desabar sobre uma das residências. Uma equipe do Corpo de Bombeiros realizou o corte, afastando o perigo. A auxiliar de serviços Aparecida de Lourdes Gonçalves, 42 anos, mora há 15 no lugar e disse que nunca havia passado por essa situação. Ela contou que teve muito medo da árvore cair em cima de sua casa. “Não tinha para onde ir. Por volta de 22h, o telhado foi arrancado. Então, não dormi vigiando a casa. Ainda por cima, tive que abrigar minha vizinha com um filho de três meses, que também teve destruído o telhado da sua casa”, relatou.

Wôlmer Ezequiel

A casa de Aparecida de Lourdes ficou parcialmente destelhada e foi ameaçada por uma árvore no lote ao lado

No mesmo bairro, na rua Campo Grande, em frente ao n° 253, um galho caiu sobre uma rede elétrica. Já na rua São Borges, ao lado do n° 931, uma árvore foi arrancada e caiu sobre o terraço da casa do funcionário público Márcio de Andrade Siqueira. Ele disse que já está acostumado a ter problemas com chuvas devido ao fato de morar em região de encosta. “A árvore era do vizinho que não cortou, mas agora está tomando a devida providência. Em época de chuva sempre ficamos apreensivos”, falou.
Carro
A queda de uma árvore na avenida Itália, no bairro Cariru, provocou a quebra de um poste de iluminação pública. A árvore também caiu sobre o carro do aposentado Paulo Aurélio Lacerda, que ficou levemente ferido. Ele foi levado por terceiros para o Hospital Márcio Cunha e passa bem. O carro foi guinchado pela Cemig e a árvore retirada do local.
Fabriciano
Em Coronel Fabriciano, a situação ficou mais tranqüila. O coordenador da Defesa Civil no município, Irnac Valadares, informou que não houve nenhuma ocorrência de destaque. “Está tudo dentro da normalidade. Tivemos alguns pequenos deslizamentos de terra e queda de barrancos”, comentou.

Fonte: Diário do Aço